Hoje quero partilhar convosco o meu primeiro contacto com o Programa Baby Signs®.
Além de instrutora certificada Baby Signs®, sou também mãe de um bebé de 12 meses. E tal como a maioria dos papás de primeira viagem, tenho muito interesse em adquirir diversos conhecimentos que nos ajudem na tarefa maravilhosa de criar um bebé. E foi isto que me levou a frequentar um workshop Baby Signs® para pais.
O Baby Signs® para mim não era novidade. Já tinha ouvido falar deste programa, contudo, desconhecia a sua implementação no nosso país. E, claro, assim que soube inscrevi-me logo. Já conhecia as vantagens, e é como ter uma janela aberta para as mentes dos bebés.
Neste workshop para pais aprendi 16 gestos e a forma de integrá-los na nossa rotina familiar. O meu filhote na altura tinha 9 meses, e passados 3 meses ainda faz pouco gestos.
Claro, como tudo na vida leva tempo e persistência. E depois cada bebé tem o seu ritmo. Os gestos mais usados são peixe e luz. Não são necessariamente os mais úteis para a nossa rotina, mas são estes pelos quais ele começou a usar o Baby Signs®. Mas compreende outro gestos que são fundamentais, como o comer, beber, leite, bolacha, mais, pai e mãe.
E tenho a certeza que daqui a alguns meses irá usar e compreender muitos mais. Para tal, a introdução de gestos na comunicação com o bebé é fundamental. De início começar com poucos, para não ser demasiado avassalador tanto para o bebé como para os pais, e depois ir introduzindo outros na rotina familiar.
É preciso ainda uma boa dose de paciência, entusiasmo e diversão!
A minha sugestão para quem está agora a dar os primeiros passos com o Programa Baby Signs® é:
- começar com poucos gestos;
- acompanhar sempre a palavra com o gesto;
- dar tempo ao bebé, pois cada um tem o seu ritmo;
- ser entusiasta.
E irão ver que daqui a algum tempo têm um bebé a gesticular e a partilhar convosco o seu mundo.