Um bebé que ouve duas ou três línguas diferentes, tem mais coisas para processar no seu rico cérebro! No entanto não é motivo de preocupação, uma vez começando a falar conseguirá falar todas as línguas corretamente (mesmo que as baralhe inicialmente).
Uma ajuda preciosa é o uso dos gestos da metodologia do Programa Baby Signs® por toda a família.
Um exemplo simples: um bebé cujos pais falem línguas diferentes, está a tentar perceber que “leite” e “milk” são a mesma coisa (ora ouve um, ora ouve outro, dirigido ao mesmo objeto). Quando existe um gesto associado ao “leite” e exatamente o mesmo gesto associado ao “milk”, o bebé compreende mais rapidamente e faz a ligação que faltava.
O cérebro de um bebé bilingue está a processar o dobro (ou triplo) da informação e o seu corpo prepara-se para expressar todas as línguas. No entanto as boas notícias é que o uso do Programa Baby Signs® com bebés bi ou trilingues, vai também ajudar no desenvolvimento da linguagem, diminuindo assim a diferença em relação a bebés que aprendem apenas uma língua.
Os gestos por não serem tão abstrato em relação às palavras, vai ajudar o bebé a navegar suavemente pelas duas ou mais línguas faladas.
Artigo relacionado: 11 Benefícios que pais e profissionais adoram no Programa Baby Signs.
E para o caso da família falar uma língua diferente em relação à creche, o Programa Baby Signs® facilitará a transição entre o contexto familiar e o contexto de creche, uma vez que haverá maior compreensão tanto do bebé quanto dos profissionais.
Mais informações sobre certificação de creches aqui.
Próximos workshops aqui.
Um dia feliz
Sabla D’Oliveira