No Best Seller “Baby Signs”, o primeiro livro das Fundadoras Linda Acredolo e Susan Goodwyn, elas falam do quanto o choro pode ser ambíguo e de como rapidamente se consegue contornar e perceber exatamente a razão e ajudar assim o bebé a acalmar.
.
O choro é claramente um sinal de “stress” ou desconforto e leva o adulto a tomar uma ação. No entanto, não deixa claro por si só, qual o real problema.
Será que acidentalmente beliscaste o teu bebé ao colocar a fralda? Será que te esqueceste do seu brinquedo favorito? Será que a água da banheira está muito quente ou muito fria? Terá o teu bebé uma dor de ouvido? Estará o teu bebé simplesmente zangado porque outra criança tirou-lhe o brinquedo?
Com os gestos do Programa Baby Signs®, o teu bebé, irá, mais rapidamente, ser capaz de indicar ao adulto qual o problema.
Uma vez descodificado o que o teu bebé precisa, transformar as lágrimas em sorrisos torna-se muito mais fácil.
Artigo relacionado: O meu bebé acorda várias vezes durante a noite, o que fazer?[Testemunho]
Este sorriso representa duas fontes de felicidade. Não só porque o problema ficou resolvido, mas porque também o teu bebé ganhará uma evidência adicional de que o adulto se preocupa com ele e que seguramente o irá ajudar.
Artigo relacionado: Porquê que as mamãs são fãs do Programa Baby Signs® [Vídeo Fofo]
Felizmente os bebés não passam todo o seu tempo a chorar. Eles também passam uma boa porção dos seus dias, felizes e sentindo-se amados. E os gestos têm o seu papel também nesta altura. Quando uma criança aprende a “rotular” uma criança que está a sorrir no parque como estando “Feliz”, ou ao ver num livro um pai e filho a abraçarem-se e serem identificados como “Amor”, esta criança demonstra o desenvolvimento de um novo talento – reconhecimento de emoções dos outros.
As pesquisas indicam que estas competências são um passo crítico para o desenvolvimento da simpatia, empatia e auto-controlo. Três competências emocionais que todos os pais desejam que as suas crianças desenvolvam.
Como é o caso de um pequenote de pouco mais de 1 ano, que estava a chorar no recreio da Creche, a educadora perguntar se ele estava triste, e ele “responder” que estava zangado, porque queria a bola que o colega tirou.
Descodificar o choro torna-se de facto simples quando usamos a metodologia Baby Signs® no dia a dia familiar ou de Creche.
Artigo relacionado: Como Funcionam os Gestos em Grupos de Creches?