Os pais devem estar atentos a sinais específicos do desenvolvimento do seu bebé/criança, que servirão de pistas para darem início à transição para o bacio, quando de facto estão “prontos”.
.
Estes são 7 de muitos sinais que os mais novos nos transmitem e que podem servir de indicadores de que a criança poderá começar a usar o bacio.
A criança deve estar apta a:
1. Sentir quando precisa de eliminar.
2. Retardar a eliminação o tempo suficiente para chegar ao bacio.
3. Sentar autonomamente num bacio.
4. Compreender instruções simples.
5. Mostrar o desejo da independência e mestria.
6. Ter Interesse em imitar os outros.
7. Compreender instruções simples.
A pressão não deve existir em nenhum momento, o respeito pela criança é central em todo o seu desenvolvimento. No entanto deixar para “demasiado” tarde (leia-se muito depois destes sinais) poderá trazer alguns problemas para as crianças e dificuldades no processo para o pais.
Artigo relacionado: Brincar do Faz de conta ajuda no Desenvolvimento da Linguagem
Desde o aparecimento das fraldas descartáveis nos anos 70, nos EUA, que houve uma tendência para retardar o uso do bacio. O que em termos de autonomia e principalmente ambientais não favoreceu em nada.
.
As fundadoras do Programa Baby Signs®, Dras. Linda Acredolo e Susan Goodwyn, criaram uma divertida e didática aula para pais e filhos entre 1 e 4 anos, para que a “hora do Bacio” seja simples, divertida, comunicativa e respeitadora da criança.
Artigo relacionado: Direto na TV – O fenómeno Baby Signs® em Portugal
Esta nova abordagem, testada no terreno com grande sucesso, procura inverter a tendência que preocupa os efeitos do uso tardio de fraldas e treino do bacio.
Próximos eventos aqui!
Um dia feliz,
Sabla D’Oliveira