Se é para bebés ouvintes, que depois de começarem a falar, deixam de fazer os gestos, qual a importância de ter a Língua Gestual Portuguesa na base do Programa Baby Signs®?
Deixo aqui 10 razões para usarmos a LGP na base do nosso Programa:
1. Estamos em Portugal.
2. Os gestos originais do programa têm por base a língua gestual americana – há gestos que perderiam o sentido para os portugueses (por exemplo o gesto de “Água” é feito com a mão em forma de “W” de water).
3. Os gestos da LGP são gestos ligados à cultura portuguesa.
4. Os bebés podem deixar de usar, mas os adultos e irmãos vão se lembrar e pode perdurar mais no tempo.
5. Há quem se entusiasme e siga para um curso de LGP.
6. Torna-se mais inclusivo – bebés surdos e bebés ouvintes ficam em par de igualdade no que toca à comunicação numa creche.
7. Promovemos uma sociedade mais inclusiva (apesar de ensinarmos apenas o vocabulário do mundo dos bebés, é um começo).
8. Deixa-nos orgulhosos.
9. As nossas formações e materiais vão ajudar pais ouvintes de bebés surdos a dar os primeiros passos na LGP, da mesma forma que pais de bebés ouvintes dão, de forma simples e divertida.
10. É inclusivo (tive de repetir esta!!)
Conhece os benefícios do Programa Baby Signs® no artigo: “11 benefícios que pais e profissionais adoram no Programa Baby Signs®”
Neste vídeo, a pequena Lu, de 12 meses, usa um gesto Baby Signs® com base em LGP em conversas com a mãe. Ainda não falava, mas já comunicava mais de 50 gestos diferentes para se fazer entender, e o gesto de “tartaruga” estava na altura no seu início.
Sabe AQUI como te podes formar e tornar-te num Instrutor Certificado Baby Signs® – em estudo autónomo, ao teu ritmo!
Um dia feliz,
Sabla D’Oliveira
Diretora Baby Signs Portugal