Sabias que o Programa Baby Signs® tem como base a Língua Gestual Americana (LGA)?
É verdade!
Com origem nos Estados Unidos da América, o Programa Baby Signs® usava os gestos em LGA para ensinar aos seus bebés, e em Portugal iniciou-se o ensino dos gestos com a mesma base. Bebés de nacionalidade portuguesa apanhavam com facilidade os gestos, bem como todos os outros das mais variadas nacionalidades em território português, o que facilitava a comunicação de todos.
Mas, rapidamente se percebeu que seria necessário uma adaptação dos gestos em LGA para a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Muitos eram os profissionais que questionavam o porquê de não se ensinar com base em LGP uma vez que, acabamos por ter por vezes no mesmo grupo crianças ouvintes e não ouvintes.
É importante esta adaptação do Programa Baby Signs® para o ensino dos gestos em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para que profissionais e pais possam ensinar os mesmos de forma a que todos os bebés, tenham algumas limitações cognitivas ou não, se consigam compreender e comunicar.
Não é errado ensinar os gestos em LGA. Nem correto ensinar em LGP. Estando em território nacional fará com certeza mais sentido o ensino dos gestos em LGP, em território estrangeiro em LGA. Para famílias portuguesas irá fazer sentido em LGP, para famílias estrangeiras fará sentido em LGA. Dependerá de vários fatores: linguísticos, geográficos, etc…
O Instrutor Independente estará apto e familiarizado com as duas vertentes, e os pais/profissionais que procurem um dos serviços do Instrutor devem sempre falar sobre qual a sua preferência.
O Baby Signs® Portugal já dispõe dos materiais em LGP que podem ser adquiridos aqui.
Deixo-vos um mini VÍDEO mimoso do gesto para Mãe em LGP.
Gratidão por estares desse lado, e acreditares nos superpoderes dos bebés tanto quanto nós!
Patrícia Tavares
Instrutora Certificada Independente Baby Signs® desde 2022