Os bebés constroem o seu próprio mundo interno, e com esse feito constroem a Humanidade.
Não sou eu quem o diz, Maria Montessori assim o definiu, estudou, e descobriu através do que as crianças lhe mostraram.
Foquemo-nos no desenvolvimento do ser humano.
Como aprendemos nós? Como é que nos desenvolvemos no Mundo?
A maioria das vezes com 5 “coisas” ou até menos. E quando são menos, essas menos estão muito mais apuradas.
Mas do que é que estás a falar Fátima?
Falo daquilo que é responsável por TODA a aprendizagem humana. Os cinco sentidos.
Todos os conhecemos, todos os usamos e todos os dias da nossa vida. Arrisco dizer que até antes do nosso nascimento os usamos para assimilar conhecimento do mundo que nos rodeia, e esse conhecimento é particularmente especial nos primeiros anos de vida do ser humano.
Com os sentidos nós observamos e absorvemos todo o Mundo e todo um mundo de coisas que nos rodeiam.
Caramba… mas que é que isso tem a ver com o Programa Baby Signs®?
Tudinho, pois vamos intervir no momento mais sensível da vida do ser humano e ousar dar uma ferramenta maravilhosa de comunicação, aproveitando a predisposição natural do ser humano de exploração do Mundo através dos sentidos por forma a que ele se consiga expressar e revelar-nos o seu mundo interior.
Sabem aquelas vezes em que damos por nós a pensar “Epaaa, gostava mesmo de conseguir perceber em que está a passar na cabeça do meu bebé (em determinada situação)…”. E isto É POSSÍVEL. Porque o próprio bebé nos pode então comunicar aquilo que quer, pensa e sente.
(lê AQUI a história que vivi de camarote)
“Ahh, mas e então o bebé apenas transmite o Mundo que vê.” Com o desconhecimento do processo de desenvolvimento infantil até se poderia achar isto, mas é bem mais complexo.
A bem da verdade o acontece é que o bebé:
- Observa o Mundo que o rodeia;
- Absorve informações sobre tudo o que existe (relevante ou não) e de uma forma desorganizada;
- Depois durante o sono, toda esta informação é processada e todos os estímulos sensoriais vividos são organizados no cérebro;
E, mediante as boas ou menos boas experiências, vai-se construindo um mundo interno do bebé, que é só dele e que só ele pode transmitir.
Os bebés são únicos todos nós o sabemos.
Se calhar não temos é ainda a noção do quão únicos.
Como resultado, o aqui que se forma é a distinção entre os que acreditam que o Mundo é um lugar belo para se viver e outros acreditam que o Mundo é inseguro e perigoso.
Por isso, demos aos bebés o uso do Programa Baby Signs® para que nos possam mostrar o seu mundo interior e para que possamos ajudar à sua vida mostrando que o Mundo, é algo imperfeito sim, mas que vale a pena ser vivido.
Grata a ti que me lês.
Instrutora Baby Signs® desde 2017