Aos 12 meses o meu filho fazia cerca de 31 gestos e dizia duas palavras!

Conseguem imaginar um bebé de 1 ano, que não diz mais que “mamã” e “papá”, fazer mais de 30 gestos para comunicar??

Deixo aqui o meu testemunho enquanto mãe “Baby Signer”!!

 

Não sei se já sabia, mas os bebés têm uma capacidade incrível de aprender gestos!! E nos workshops do Programa Baby Signs® aprende-se a metodologia e todos os passos para que qualquer pessoa tenha sucesso em casa ou na creche!

Fui mãe do Rafael em 2013 e lembro-me que estava “mortinha” para começar a usar o Programa Baby Signs® com o meu filho!

Eu tornei os gestos parte da nossa rotina, desde que ele nasceu! (sim, recordo-me de fazer o gesto de “leite” ainda na maternidade!! – atenção, não é preciso tanto!!). Portanto, o uso dos gestos tornou-se parte da forma como eu conversava com ele.

O Rafael fez o seu primeiro gesto, quando menos esperava, aos 9 meses! E cerca de um mês depois, aos 10 meses já tinha 8 gestos! E até aos 17 meses, foi sempre a somar, com 12 meses já contava com 31 gestos.

O primeiro gesto do Rafa aos 9 meses: papá!

O meu filhote não precisava de recorrer ao choro quando tinha fome, ou quando queria algo…ele simplesmente comunicava o que queria com os gestos que tinha aprendido.

 

Segue um exemplo aos 12 meses:

Rafa: vem ter comigo e faz o gesto COMER

Eu: “Queres comer filho? o que queres?

Rafa: faz o gesto de PÃO

Eu: “ah, queres pão? Boa, aqui tens!”

Rafa: faz o gesto de OBRIGADO (e vai todo contente a comer o seu pãozinho)

 

Parece mentira, mas não é!! Só visto… Eu ficava derretida com toda a ligação entre nós, ele mostrava-se muito autoconfiante e tranquilo. Era simplesmente maravilhoso!

 

Para quem ainda pouco ouviu falar de linguagem gestual para bebés e está neste momento a pensar o que acontece à fala se ensinarmos e incentivarmos à aprendizagem de gestos, esta é a resposta:

O Programa Baby Signs® tem mais de 30 anos de existência e as fundadoras, Dras. Susan Goodwyn e Linda Acredolo, criaram o Instituto Baby Signs®, onde estão continuamente a recolher dados e a inovar produtos.

 

Artigo relacionado: O que é e para que serve o Programa Baby Signs®?

 

Resumidamente, o que indicam os estudos científicos realizados pelas Fundadoras em conjunto com a Universidade Davis de Califórnia, é que os bebés que usam o Programa Baby Signs® FALAM MAIS CEDO do que os que não usam, têm um VOCABULÁRIO mais rico e FORMAM FRASES mais cedo.

 

A minha experiência pessoal e a experiência dos pais que frequentam os workshops e fazem-me chegar as novidades, mostram precisamente o que as fundadoras indicam: os bebés choram menos, começam desde cedo a tentar falar e são mais curiosos pela comunicação.

 

O meu filho, aos 17 meses atingiu o seu máximo em gestos que ele fazia! Registei no total 47 gestos!

A maioria já era feita com uma tentativa de dizer a palavra (por exemplo “ba” + Gesto de Banho) e algumas em simultâneo com as palavras recém-adquiridas!

 

Há bebés que com apenas 10 gestos comunicam o essencial das suas necessidades e não necessitam aprender mais e há bebés que exploram mais os gestos com os seus pais, havendo casos de bebés que aprenderam mais de 70 gestos para comunicar.

 

Mais do que os benefícios apontados, é toda uma experiência irrepetível na vida de um bebé, que queremos guardar para sempre nas nossas memórias!

 

Espero que a minha experiência te seja útil! Para te inscreveres num workshop para pais ou para profissionais no Programa Baby Signs® procura o instrutor mais perto  e começa logo a colocar em prática! 

 

Um dia feliz,

Sabla D’Oliveira
Diretora do Programa Baby Signs Portugal

 

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.