O que têm em comum estas três coisas? Vou deixar que descubras através de duas pequenas histórias…
Começando pela primeira história…
Uma bela noite, que de bela teve pouco, o pintainho estava com febre.
No calor do seu corpo aninhado no meu, meio molinho, o pai e eu decidimos que estava na hora de recorrer a um fármaco para fazer baixar a temperatura que teimava em subir abruptamente sem baixar com outras estratégias.
Já só de fraldoca, encostado a mim a fazer pele com pele, o petiz observou o pai que foi buscar o medicamento, e sobre a luz mais ténue da casa de banho, o pai estava a preparar o xarope no doseador.
Da cama, não conseguiamos ver o que eles estava efectivamente a fazer. Eu sabia… mas o petiz encontrou uma melhor explicação e intrigado, já com os 40º de temperatura, ergueu a sua cabeça desencostando-a do meu peito e fez o gesto Baby Signs® de “Lavar os Dentes”, apontando para a casa de banho onde estava o pai.
Soltei uma gargalhada… era madrugada, umas 3 da manhã, com 40º de temperatura, e o pequeno tinha força para me perguntar se o pai estava a lavar os dentes.
Jamais me passaria pela cabeça que naquela situação, ele quisesse comunicar sobre qualquer outra coisa que não o seu estado de saúde.
Agora a segunda história…
Finalmente uma noite tranquila, após um dia de novas descobertas no parque.
Ainda falou de noite a dormir, mas neste sono até soltou umas gargalhadas.
Perguntava-me eu do que estaria a rir, e a sorrir voltava eu a adormecer também.
De manhã a rotina é ser o pai a acorda-lo enquanto me oriento com o pequeno almoço. Nessa manhã, não sei porquê fui apanhada pelo petiz que acordou rapidamente e chamou a minha atenção.
Olhou para mim… esboço um sorriso e depois fez cara de querer qualquer coisa. Perguntei: O que foi filho? O que é que tu queres?
Ele, que já tinha a minha atenção explicou-me… com gestos Baby Signs®: “Baloiço”.
Mais uma vez, soltei uma gargalhada enquanto lhe respondia: “Queres ir andar de baloiço? Ainda estás na tua cama, acabaste de acordar agora… temos de ir mudar tirar a fraldoca da noite, vestir, beber leitinho e comer, e ir para a escolinha… mas de tarde, quando a mamã te for buscar vamos ao baloiço. Combinado?”
E assim foi… jamais devemos faltar a uma promessa feita ao nosso bebé.
O mais incrível é que ele conseguiu dizer o que queria sem recorrer a uma suposta “birra”, eu entendi perfeitamente o que ele queria porque ele usou a ferramenta Baby Signs® para eu o poder compreender.
E mais uma vez se assim não fosse eu jamais iria adivinhar que às 8 da manhã o petiz queria mesmo era andar de baloiço mal tinha acabado de acordar ainda a esfregar os olhos.
Já adivinhaste o que têm estas histórias em comum?
Os benefícios que o programa Baby Signs® proporciona.
Para saberes mais sobre alguns destes benefícios lê aqui:
É verdadeiramente incrível.
Grata a ti que me lês.
Para saberes mais sobre mim, clica na mão acima.
Porque existem gestos que fazem a diferença.