Após 5 anos de representação internacional do Programa Baby Signs®, passamos dos gestos originais do programa para os gestos com base na LGP.
Explicamos neste artigo o porquê desta passagem, que diferença faz ao programa e o que prevemos para Portugal com esta alteração.
O Programa Baby Signs® é um programa de comunicação através de gestos para bebés ouvintes até aos 24 meses, ou antes de conseguirem falar. As fundadoras Linda Acredolo e Susan Goodwyn foram exímias nas suas investigações. Durante duas décadas, em conjunto com a Universidade de Califórnia e com o apoio do Instituto Nacional Americano de Saúde, aprofundaram o conhecimento sobre o impacto do uso de gestos em bebés ouvintes, no desenvolvimento da linguagem, emocional e cognitivo. E assim naceu, nos EUA, o pioneiro programa de gestos para bebés, usando gestos naturais dos bebés, gestos com base na língua gestual americana e gestos adaptados aos bebés.
[Podes ler mais sobre os benefícios no artigo: 11 benefícios que pais e profissionais adoram no Programa Baby Signs®]
Ao internacionalizarem o programa, vários países usaram exatamente os mesmos gestos propostos pelo programa original, e outros países como Itália e Portugal, decidiram usar a língua gestual local do país.
Para nós, esta transição levou 5 anos a se realizar. Desde o início 2017 (quando obtivemos a representação do programa) ao final de 2021, usou-se os gestos originais do programa, propostos pelos EUA.
E desde o início de 2022 que todos os instrutores passaram a realizar os workshops com os gestos adaptados da Língua gestual Portuguesa, na sua base, bem como a venda dos materiais Baby Signs® de apoio (livros, cartões etc.), mantendo toda a imagem e metodologia.
E porquê esta mudança, uma vez que os bebés ouvintes a partir do momento que falam, deixam de usar os gestos?
- Culturalmente faz muito mais sentido
- Torna-se mais inclusivo (principalmente para creches que venham a receber bebés surdos)
- Os irmãos mais velhos e os familiares vão se lembrar do vocabulário Baby Signs®
- Vamos trazer maior atratividade à Língua Gestual Portuguesa (e quem quiser aprender a língua poderá fazê-lo através de um professores de LGP, nós não temos essa competência) – mais famílias terão a oportunidade de se divertir a usar o vocabulário Baby Signs®.
- Poderá ser usado por pais ouvintes de bebés surdos
Sempre acompanhado pelo professor de LGP. Apesar de ser um programa pensado para bebés ouvintes, temos provas de que é útil numa fase inicial, para bebés surdos, as etapas de desenvolvimento dos gestos são idênticos para bebés surdos ou ouvintes nos primeiros 2 anos de vida. Vamos poder ajudar pais ouvintes de bebés surdos a se divertirem com os gestos nesta fase inicial, pois sabemos que é uma grande adaptação da família.
Na nossa equipa de instrutores Baby Signs® temos intérpretes de LGP, uma professora de LGP (surda) e terapeutas da fala que lidam com a surdez, que nos dizem precisamente isto. O programa é de fácil acesso a qualquer familiar de bebé, seja ouvinte ou surdo.
É muito importante frisar que não substituímos a Língua Gestual Portuguesa, nem ensinamos LGP. O nosso Programa não tem apenas gestos em LGP, tem alguns gestos alterados a pensar nos bebés e contamos apenas com o vocabulário usado no contexto dos bebés. E todos os que queiram seguir para a aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa, recomendamos sempre que sigam um professor de LGP, que existem um pouco por todo o país.
Há cada vez mais famílias e profissionais a ficarem rendidos com todas as potencialidades do Programa Baby Signs®. E com o programa agora com base na LGP, temos a responsabilidade de chegar a TODOS os bebés. Queremos fazer a diferença, queremos trazer maior tranquilidade, confiança e felicidade a todos os bebés!
Estamos mesmo muito orgulhosos deste passo! Deixo em baixo o resumo desta transição para a LGP no Programa Baby Signs Portugal®.
Ajuda-nos a chegar a mais bebés, partilha este artigo com mais famílias e profissionais que vão adorar saber da existência deste programa!
Também estamos no Facebook, Intragram e Tik Tok em Baby Signs Portugal!
Um dia feliz,
Sabla D’Oliveira
Diretora Baby Signs Portugal