Observar para comunicar

Quem já ouviu que era importante aprender a identificar o choro do bebé?
Diferentes choros, diferentes pedidos de ajuda e a necessidade de responder e detetar o que precisa o nosso bebé, o que provoca o esse choro. Uma grande dose de ansiedade e angústia pois, este “treino” leva tempo.

Há pelo menos 6 tipos diferentes de choro: dor, fome, desconforto, fadiga, aborrecimento ou cariz emocional.

Os gestos ajudam
Gesto de ‘dói-dói’, ‘comer’, ‘dormir’, ‘brincar’ e ‘triste’

Quando fui mãe isto fazia-me muita confusão pois não queria que o meu bebé chorasse, queria compreendê-lo o melhor possível. Assim comecei a trabalhar a minha observação e a perceber os sinais de desenvolvimento que me permitiam detetar e responder á necessidades do meu bebé.

Então:

O bebé por volta das 3 semanas reage com satisfação quando os pais o olham e lhe falam, inicia o contacto visual. Os pais ao pegar nele e colocá-lo numa posição, que lhe permite ver os rostos, ajudam o bebé prestar atenção.

O contacto visual é o primeiro requisito para mostrar os gestos ao bebé!

Neste rosto com rosto, e para manter o seu interesse do bebé, é necessário usar um tom de voz calmo e carinhoso e uma expressão facial adequada.

A capacidade do bebé com  atenção plena e um ligeiro sorriso ou pequena reação (logo que positiva) ao estímulo do adulto, revela quanto tempo demorou a aprendizagem, ou seja, já reconhece a voz, o cheiro, o toque, etc.

Dica:
A hora da alimentação, a muda da fralda, a hora do banho são momentos bons para a comunicação: falar, sorrir, cantar.

Por volta dos 2 meses, quando os pais falam ou cantam, o bebé aprendeu que reagindo consegue provocar uma resposta segura e muito compensadora.

O bebé já consegue observar o rosto do pai ou da mãe durante longos períodos e a repetição faz com que fique mais interessado. Aqui começa a emitir breves sons de contentamento e se os pais também emitirem esse som, ele esforçar-se para repetir.

O bebé tenta chamar a atenção e quando consegue o seu rosto ilumina-se e pode até emitir um som de satisfação. Estas primeiras reações mostram que está consciente que conseguiu algo.

Pergunta:
– O bebé chora para chamar a atenção?
R – Claro, lembrem-se que ele já sabe como conseguir a pronta resposta do adulto! Pergunte o que precisa, com voz meiga e o gesto a acompanhar

Uma janela de oportunidade começa a abrir-se, este pode ser um momento de interação ou brincadeira, a altura ideal para ver gestos.

Pergunta:
– Iniciar os gestos? Já?
R – Porque não?

Os bebés ficam expectantes quando percebem que o adulto responde prontamente. Isto é um sinal de aprendizagem, de ligação precoce. Quem não anseia pela presença de alguém que nos faz sorrir, que nos canta, que nos acarinha, nos faz sorrir …

Aos 3 meses, sensivelmente, o bebé consegue ficar deitado de costas movimentando os braços e as pernas como se estivesse a pedalar. Se lhe tocarmos com a mão ou com um objeto que lhe desperta a atenção pode estender a mão desajeitadamente em direção ao objeto.

Inicio do controlo da mão, outro marco para a aquisição dos gestos.

No workshop, os pais descobrem qual o melhor gesto a iniciar com o seu bebé.

Já consegue virar a cabeça para onde quer, olha para a mão, mexe os dedos, leva a mão a boca, este controlo dos movimentos demorou 2 meses e os pais podem observar enquanto se encontra deitado.

Pergunta:
– E quando o nosso bebé está pronto para fazer os gestos?
Este é um dos pontos ensinados nos nossos workshops. Há vários factores que podemos estar atentos.

Cuidado: se responderem aos seus estímulos de forma muito exagerada, isto poderá ter um efeito tão negativo como se simplesmente não lhes dessem atenção, por exemplo: reagirem muito ruidosamente quando um bebé sorri ou quando faz o primeiro gesto poderá provocar um bloqueio o que fará com que não repita nos períodos sequentes.

Aos 4 meses, mais ou menos, o bebé começa a fazer jogos com as novas aquisições, o que representa um grande passo no seu processo de desenvolvimento cognitivo é o chamado efeito de causalidade: Se eu fizer isto acontece aquilo.

Inicia-se um comportamento exploratório, a capacidade de manipular. E começa um novo diálogo: tossir, espirrar, fazer exclamações, pequenos gritos e gradualmente o bebé aprende a dominar e a produzi-lo segundo a sua vontade.

Começa a perceber que se faz “pá pá pá pá” surge o rosto do pai, quando choraminga “ma ma ma” a mãe vem a correr. Aprende a dominar estes jogos vocais e a usá-los para manipular as pessoas que o rodeiam… Os dados estão lançados!!

Pergunta:
– Como hei de saber se ele me está a manipular?
R – Claro que está!!
Este comportamento exploratório demonstra uma aquisição muito importante o bebé aprende a provocar a atenção desejada como a esperar pela resposta.

Para os pais, nesta fase, será um ponto de viragem. As necessidades do bebé já são compreendidas e atendidas. Inicia-se uma fase importante nesta relação, as ansiedades e incertezas começam a diminuir e tendem a ficar cada vez mais equilibradas.

Por volta dos 5 meses a aprendizagem motora e cognitiva são inseparáveis, um bebé começa a esforçar-se por aprender a sentar-se, bem como, a usar as mãos para transferir objetos de uma mão para a outra. Ambas as atividades abrem novos mundos para explorar, aprender a transferir objetos de uma mão para a outra é um grande passo para aprender a brincar com eles e tenta manusear e brincar com um objeto e começa a desenvolver a sua motricidade fina.

Pergunta:
– O bebé pode começar a fazer gestos?
R – Sim, cada um ao seu próprio ritmo!

Mas é aos 6 meses que o bebé, ávido de movimento, já permanece sentado, numa posição ereta, cuja visão periférica confere uma força poderosa na aprendizagem, leva-o a observar e a descobrir tudo o que o rodeia.

Dica:
Os pais podem sentar-se no chão ao nível do bebé o que lhes torna a vida mais interessante com pequenos jogos e brincadeiras.

É um período de rápida aprendizagem, toda a sua energia se dirige para absorção e domínio de novas capacidades.

Dica:
Introduzir novos conceitos dentro de uma brincadeira ou dentro de uma rotina como:
Na hora de comer ou numa brincadeira

Sempre o gesto+palavra a cada nova oportunidade.

Pergunta:
– Vai iniciar a comunicação por gestos de forma espontânea?
R – Sim! Mas não com todo este vocabulário, ainda não. Apenas alguns.
Estará a absorver…

Entre os 7 e os 8 meses o bebé é um imitador nato de expressões faciais e jogos de sons. Não só usa sílabas como também as pratica, vai trauteá-las e usá-las em escala, vai repeti-las vezes sem conta utilizando-as para chamar os adultos (raramente dirige a sílaba adequada à pessoa certa).

Aqui acontece um desenvolvimento motor e cognitivo que tornam os jogos e as brincadeiras mais divertidas para os pais que devem brincar com o bebé de um modo ativo e adequado.

É muito importante deixar que as coisas aconteçam a seu tempo, observar e avaliar a criança por aquilo que consegue e quer fazer. Tudo acontece se a criança estiver preparada.

Observar, perceber e corresponder, os gestos irão ajudar… e tudo vai correr melhor!
(Acho que precisava que me tivessem dito isto logo que fui mãe!!)

Ana Rodrigues
Instrutora Certificada Independente do Programa Baby Signs®
https://www.facebook.com/BABY.SIGNS.Porto
http://www.mdcpsicologia.pt/
mdc@babysigns.pt

Base Bibliográfica:
T. Berry Brazelton (2013), O Grande Livro da Criança, Editorial Presença

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